Homologação de fones / head-set(s) e sistemas de voz:


A certificação e homologação garantem ao consumidor a aquisição e o uso de produtos de telecomunicações que respeitam padrões de qualidade e de segurança e funcionalidades técnicas regulamentadas. O Regulamento sobre Certificação e Homologação, aprovado pela Resolução nº 242/2000, estabelece que a emissão do documento de homologação é pré-requisito obrigatório para fins de comercialização e utilização, no Brasil, de produtos para telecomunicações.

As empresas e usuários só devem adquirir ou utilizar produtos de telecomunicações homologados pela Anatel, em conformidade com o Regulamento sobre Certificação e Homologação.


Para a questão de sistema de telecomunicação, por exemplo: relacionados com fones e head-set(s), problemas na blindagem de fios, na cápsula dos alto-falantes, impedâncias ou no sistema de segurança contra choque acústico, podem acarretar perda de audição por superação de limites de nível de pressão sonora de impacto, risco eminente (NR 15 anexo 2), ou por exposição diária a NPSE (NR15 anexo 1). Interferências e retorno de voz faz com que o usuário aumente o volume para melhorar a inteligibilidade e consequentemente aumentar a exposição diária ao ruído. Também são destacados os choques elétricos e produtos químicos envolvidos na fabricação, dentre outras consequenciais relacionadas com os fones.


A consulta aos produtos certificados e homologados pela Anatel é efetuada por meio do Sistema de Gestão de Certificação e Homologação (SGCH) .

 
 

Atuamos efetivamente na saúde e na segurança do trabalho com inovando no controle e prevenção dos riscos ambientais aplicando novas ideias integradas as normalizações técnicas e legais, com as inovações técnica, homologações e acessibilidade com os HeadSets (fones): 3RAmber, 3RSetBlind e 3RTOPrecise, além dos rádios transmissores HsecAirCommander. Uma parceria Brasil, China e Portugal.


Realizamos testes e exames dos fones em operação real com as técnicas de áudio-dosimetria de fone, com o estado da técnica seguindo a ISO 11904 (clique aqui).


No 3RAmber nossa inspiração foi nas cores dos exames audiométricos com os selos para a troca da orelha em intervalos de 1 hora, com atuação da supervisão garantindo o controle na troca das orelhas com o giro do telescópio da haste do microfone, nos mesmos padrões de cores utilizados nos exames audiométricos. Garantindo a efetiva aplicação das medidas de controle e prevenção nas atividades com fone de ouvido. Uma ideia da 3R Brasil e Ambergo em parceria com a TopUse fornecedora de head-set. Uma ideia da 3R Brasil e Ambergo em parceria com a TopUse fornecedora de head-set. Contato Brasil (aqui) e Contato Portugal (aqui).


Este fone é o mesmo que será utilizado no projeto da 3R Brasil, Inova Talentos, com a FINEP e o IEL como parte integrante do hodômetro de ruído (3Rnoisetrigger) idealizado pelo Engenheiro Rogério Dias Regazzi.


Nota Importante: não use ou adquire para você e sua empresa head-set(s) sem homologação na Anatel e prefira aqueles que recebem manutenção do fornecedor credenciado, com controle de qualidade ISO 9000 e de testes de exposição conforme normas de SST.