Radiações ópticas e Não Ionizantes no Consulta eSocial


Radiações Ópticas:

As medições de radiações ópticas é uma necessidade para o reconhecimento de risco nos processos de inspeções no ambiente de trabalho. No item 2 do anexo VII, acima, quando destacado a necessidade de laudo técnico com a análise das proteções e medidas de controle adequadas; deixa claro a necessidade de medições desse agente físico.


Não há como a partir de meras observações e interpretações subjetivamente avaliar se os colaboradores próximos as fontes de radiações ópticas estão expostos acima dos limites insalubres ou se as medidas de controle são adequadas. Pode-se atualmente considerar uma imperícia e um risco profissional, pois hoje existem diversas normas e critério de avaliação internacionais, além de equipamentos adequados que atenderem adequadamente a todas as faixas de radiações ópticas.


A gravidade com relação a esse agente físico é a falta de conhecimento. Conforme normas técnicas as radiações ópticas seguem os mesmos critério dos valores tetos de emissões, isto é, quando pode haver o dano na exposição do dia; dependendo das faixa das emissões e intensidade. Assim como em outras faixas também como nos outros agentes de riscos, leva-se em consideração uma média ponderada no tempo, o TWA, que considera um valor diário médio a partir de exposições contínuas e habituais durante a semana; normalizando os limites de exposição para 8 horas diárias.


Tecnologias atuais para medição de radiações não ionizantes

Estamos entrando na industria 4.0 e na IoT com diversas parcerias e produtos integrados a grande rede. Realizamos também medições de radiações não ionizantes de antenas e subestações. Vejam mais no nosso site de conteúdo e informação: www.3RBrasil.com.


Turbine sua carreira com nossos cursos especiais (clique aqui).


Vídeo e publicações no Linkdin:

https://lnkd.in/dV9mbyz